5

[Resenha] 1808 - Laurentino Gomes

Autor:  Laurentino Gomes
Editora: Planeta
Gênero: Histórico
Páginas: 414
Nota: 4/5


O propósito deste livro, resultado de dez anos de investigação jornalística, é resgatar e contar a história da corte lusitana no Brasil e tentar devolver seus protagonistas à dimensão mais correta possível dos papéis que desempenharam duzentos anos atrás. '1808 - Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil' é o relato sobre um dos principais momentos históricos brasileiro.

Muitos gostaram e outros não, uns dizem que foi jogada de marketing e outros uma forma de falar o que realmente aconteceu na época. Ao meu ver o livro foi muito bom! O Laurentino Gomes (ex jornalista) fez um trabalho excelente tanto na escrita como na narração do livro. O autor abordou um assunto que ao olhar de muitas pessoas era simplesmente uma passagem da Colônia portuguesa ao Brasil, ele quis detalhar o que ao ver dele foi o verdadeiro acontecido.
Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil.
 Vejo um belo trabalho para quem passou 2 anos fazendo pesquisas e chegando em várias conclusões, em olhares mais críticos pode-se dizer que em alguns pontos o autor errou em suas fontes. Portugal era um país decadente, atrasado e extramente religioso, sendo avesso à manifestações libertárias e de pequena população. Sua frota marítima já não chegava aos pés do que fora em tempos passados. O país não buscava a modernização de seus costumes e idéias, sentindo grandes dificuldades financeiras. Não bastava tudo isso existir, Napoleão Bonaparte que a cada dia que passava, suas forças eram maiores. Portugal estava de mãos atadas e com isso fez uma fuga apressada e atrapalhada para o Brasil. D. João não via outra alternativa se não essa. O plano de fugir para o Brasil já era pensado a muito tempo. 


O livro fala sobre a corte portuguesa, sua ida e estabilização no Brasil, a corrupção que existia na época é o ponto chave e mais exaustivo do livro. Ele diserta muito bem como foi doloroso para Portugal quando viu toda sua corte fugindo para o Brasil sem menos ter um comunicado de partida. D. João VI como relata era medroso e muito apavorado, com pouco espirito de liderança fugia para não ser pego pelas tropas francesas.

Napoleão era um grande homem apesar de sua estatura, só em pensar em seu nome muitos comandantes de Guerra tremeria (diz o livro). Realmente gostei do livro só não dou a maior nota pelo fato de alguns errinhos e discórdias que em meu ver não deveria ter tido.


5 comentários:

Unknown

Ja ouvi falar desse livro mas nunca tive interesse em ler, acho que não faz meu estilo, hahaha
beeijos

Unknown

Oi, tudo bom?
Comprei esse livro e 1822 em uma promo do submarino por 10 reais OS DOIS acredita? e até hoje não li nenhum dos dois..
Mas sou louca por história do Brasil, tenho mais que obrigação de ler!
Passando pra te avisar que meu blog, em parceria com a autora FML Pepper e outros 3 blogs, está sorteando um KINDLE!
Vai perder?
Beijos
Endless Poem

TB

Esse é um livro que eu quero muito ler e tenho certeza de que é muito bom, apesar das controvérsias.
Beijo,
Nic

Anônimo

Já ouvi falarem muito bem desse livro.
Estou mais curiosa do que nunca!

xoxo
Belle

Joice Maciel

Eu adoro ler, fiquei bastante curiosa para ler esse!
Ando meia lerdinha ultimamente :)
Bjão

Blog Joyce MakeUp | Fan Page

Postar um comentário