11

[Resenha] A Menina Que Roubava Livros - Markus Zusak

Autor: Markus Zusak
Editora: Intrínseca
Gênero: Ficção
Páginas: 480

Nota: 5/5

Este livro tem como narradora a Morte, cuja função é recolher a alma de todos aqueles que morrem sem intervalos. Durante a sua passagem pela Alemanha, na Segunda Guerra Mundial, ela encontra a protagonista, Liesel Meminger, em uma estação de trem enquanto o irmão mais novo da última é enterrado próximo ao local. A garota, ao perceber que o coveiro presente deixou um livro, O manual do coveiro, cair na neve, rouba ele e é levada, então, até a cidade fictícia Molching, onde a sua mãe pretende entregá-la a uma família para que adotem ela. Na Rua Himmel, reside o casal de classe trabalhista formado por Hans e Rosa Hubermann. Lá, ela convive com os novos responsáveis e vai à escola, assim como faz amizade com o vizinho Rudy Steiner.

Esse livro é uma das minhas paixões literárias, é o livro que me envolve e me emociona de uma forma que poucos conseguiram. Além de ter uma narrativa diferente, pois quem narra a história é a própria morte, me emocionou os fatos que ocorriam na época Hitlerista. 

A história trata-se de Liesel Meminger, uma garota alemã que perde seu irmão ainda quando criança. Sua mãe sendo muito pobre resolve deixar Liesel sobre a criação da família Hubermann. No meio de uma grande turbulência que estava o país naquela época, sua mãe não teve muitas escolhas a não ser proteger a filha.

Liesel no enterro de seu irmão acha um livro que se chama ''manual de coveiros'' perdido na neve e então o guarda, nisso inicia-se seus furtos e sua fascinação em ler. E foram esses livros que nortearam a vida de Liesel naquele tempo, quando a Alemanha era transformada diariamente pela guerra, dando trabalho dobrado à Morte.

'' — Odiei as palavras e as amei, e espero tê-las usado direito. ''

No decorrer do tempo, ela conhece grandes pessoas e faz vários amigos; alguns importantes como Rude Steiner que era apaixonado por ela e Max Vanderburg, o judeu escondido em seu porão.Por mais que Liesel sofresse, seus sonhos de seguir em frente e de sempre encontrar coisas, tornou sua história ainda mais impressionante. 

Chama-me atenção o poder que Liesel tinha sobre as palavras, fazendo-a odiar e amar cada uma delas. Liesel apesar de pobre e ter passado por vários momentos ruins em sua vida, mostrou-me que sonhar é essencial para a vida de cada um. Sabia ser feliz com o pouco que tinha, sempre amando a todos que a cercava. O livro é maravilhoso, mas peço que se preparem para chorar, porque Liesel nunca passa despercebida!



















11 comentários:

Vanessa Vieira

Parabéns pela resenha Mayara! Já li A Menina que Roubava Livros e curti bastante. Beijo!

Pan...

Esse livro é lindo..o melhor livro que li...
Sua resenha tah ótima...

Pan...
http://resenhascompan.blogspot.com.br/

Bruna

Minha mãe já leu este livro, pena que ela emprestou.
Quando voltar pra cá eu pretendo ler.
Beijos

cocacolaecupcake.blogspot.com.br

TRodrigues

Vejo todo mundo falando desse livro, mas série nunca conseguir ler ele ou lembrar de comprar, a resenha ficou ótima.

http://blogversoselivros.blogspot.com.br/

Unknown

Eu amei esse livro, nunca havia chorado tanto lendo um livro quanto quando eu li esse.

Beijos, Bi
http://behindenemyline8.blogspot.com.br

Sandy W.

Amei a resenha, estou com o livro já um bom tempo para ler, acho que ele vai ser minha próxima leitura agora.
Adorei conhecer seu blog! Estou seguindo.
Dê uma olhadinha no meu!
http://ladyofthebooks.blogspot.com.br/
Bjs


Carlos Magno

Esse é O LIVRO ! Já li duas vezes e pretendo ler novamente. A história, como ele se desenvolve, os personagens, tudo ótimo. Gostei da resenha também, bem escrita =]

Carlos Magno,
http://cantinadolivro.blogspot.com.br

Anônimo

Esse livro será o próximo que eu irei ler, já ouvi bastante comentários bons sobre ele e nunca vi nenhum ruim. Espero gostar do livro. Ótima resenha!
http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

Isabelle Brum e Silva

Olá, bom dia ^^
Parabéns pela resenha.
Estou louca para ler esse livros, dizem tão bem dele *-* E sua resenha comprova isso também. Espero poder ler em breve ^^
Beijinhos
Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br

Rafaela Ferrarezi

Ótima resenha!
já havia pego esse livro na biblioteca da escola, mas acabei não avançando muito na leitura (estava na 6º ou 7º série e esse não era um dos livros do gênero que mais me agradava). Mas depois dessa resenha, creio que terei que pegá-lo novamente para fazer uma nova avaliação u_u ushduashiduhasiudad.

Já estou seguindo n__n
Beeeeeeeeeeeijinhos e muito sucesso! :*
www.linguadoslivros.blogspot.com

Super Nathyy

Eu tenho esse livro e sempre o deixei quietinho, quando tinha pego para ler, foi tão maçante que acabei abandonando, mas com tantas críticas boas, vou tentar seguir com a leitura dele.
Boa resenha aliás.

Postar um comentário